It takes a great deal of History to produce a little History

Monday, January 14, 2013

Ainda sobre Milreu


A villa de Milreu (Estoi, Faro, Algarve, Portugal) é uma das villas romanas mais conhecidas da antiga província da Lusitânia e um dos sítios arqueológicos mais visitados no Algarve.

O estudo arqueológico mais sistemático, completo e actualizado do lugar é da autoria de Felix Teichner, autor de importantes trabalhos arqueológicos em Milreu.

A obra está disponível apenas em língua alemã e foi publicada em Espanha, pelo Museu Nacional de Arte Romano:

Teichner, Felix
Entre tierra y mar. Zwischen Land und Meer, 2 vols.
(Stvdia Lusitana nº 3), Mérida, 2008

Apesar desta base arqueológica fundamental permanece ainda por fazer um estudo de síntese interpretativa sobre a geografia humana de Milreu na Antiguidade. Esse estudo deveria abordar e integrar as diferentes escalas e temáticas da organização do espaço da villa e poder dar pistas sobre a sua história ao longo de uma existência de oito ou nove séculos.

Apresento aqui um modestíssimo resumo de divulgação de uma investigação em curso no sentido acima referido, que aborda sobretudo aspectos da história arquitectónica e da organização funcional do espaço edificado da villa.

Este resumo faz parte de conteúdos ainda em desenvolvimento, destinados a uma conferência de divulgação para um público leigo mas diferenciado.


Apresentação em Powerpoint/Flash (9.5 MB. Clique no link seguinte):  Milreu.swf


Ver também http://imprompto.blogspot.pt/2011/08/projecto-milreu-proposta.html





No comments:

Post a Comment