It takes a great deal of History to produce a little History

Wednesday, October 10, 2012

Carta Arqueológica de Portugal Romano


Este post apresenta alguns ensaios e testes de elementos de uma futura carta arqueológica da ocupação romana no actual território português.



A base de dados Endovélico (do ex Instituto Português de Arqueologia) tem grandes insuficiências como repositório da informação arqueológica localizada em território nacional. A própria qualidade dos conteúdos informativos da esmagadora maioria dos sítios arqueológicos deixa muito a desejar, de acordo com critérios relativamente actuais.

O seu acesso também não tem sido facilitado graças à tradição burocrática da administração pública portuguesa, sempre atreita a excessos de zelo na ocultação, dificultação e apropriação indevida de informação de domínio público.

Apesar deste diagnóstico muito pessimista, a base de dados Endovélico reúne um manancial único de dados que nunca foram convenientemente analisados e organizados, tendo em vista nomeadamente os estudos de reconstituição da geografia de épocas passadas.

Trabalhos em curso sobre o Algarve Romano levaram-me a compilar e organizar essa informação, com vista a uma análise sistemática da sua qualidade e da possibilidade da sua integração em modelos de reconstituição corográfica.

Apresento aqui os primeiros ensaios de distribuição pontual de alguns atributos de informação, escolhidos aleatoriamente.

Ver neste blog o post Sítios Arqueológicos Romanos em Portugal com um mapas interactivo de sítios com ocupação na época romana.

Os mapas correspondem a um instantâneo da base de dados Endovélico em 22 de Setembro de 2012.


01 Elementos do Povoamento e Ocupação Romana
02 Villas Romanas segundo a interpretação arqueológica

03 Achados Romanos não especificados

04 Ânforas Romanas

05 Cerâmicas Romanas

06 Inscrições e Lápides Romanas

07 Lagares e lagaretas Romanas

08 Marcos e Miliários Romanos

09 Achados de Moedas Romanas

10 Mosaicos e Tesselas de mosaico Romanas

11 Sepulturas e necrópoles Romanas

12 Povoados (Fortificados e abertos), Habitats e Zonas de Vestígios com ocupação Romana

13 Cerâmicas sigillatas

14 Tanques e Cetarias

15 Tégulas Romanas

16 Minas e Conheiras Romanas (a azul) e de Época Indeterminada (a cinzento)

2 comments:

  1. Saudações.
    Na perspectiva da colaboração e complemento do excelente trabalho aqui desenvolvido quero dar-lhe conhecimento de mais alguns itens que existem no concelho de Gouveia, da época romana e não encontro referenciadas nos mapas.
    Um Marco Miliário em Paços da Serra(Tese de Mestrado de Rita Saraiva - Povoamento proto-histórico e romano dos concelhos de Gouveia e Seia pág.54) e uma ara romana consagrada a Salqiu de Gouveia (http://www.patrimoniocultural.pt/media/uploads/trabalhosdearqueologia/47/5.pdf) pag. 38.
    ( http://books.google.pt/books?id=PAHgxlrL6FIC&pg=PA54&lpg=PA54&dq=salqiu+Gouveia&source=bl&ots=IEMI1IvxPm&sig=OXkY9eof_-7Tloy1M-Rewb2LFeo&hl=pt-PT&sa=X&ei=-hj7U9XfHObXyQO-h4CgBQ&ved=0CDsQ6AEwAw#v=onepage&q=salqiu%20Gouveia&f=false)
    Fragmentos de Sigillata tardia na freguesia de Nespereira também foram encontradas e estão publicadas num dos números da Revista Beira Alta por A. M Dias Diogo, não conseguido no momento apresentar a referência apropriada.
    Existe ainda material não publicado, mas de maior relevo são as calçadas que ainda são possíveis de precorrer a pé e visitar.http://www.portugalromano.com/2012/10/troco-de-calcada-romana-dos-galhardos-e-da-serra-de-baixo-folgosinho-gouveia/

    Com os melhores cumprimentos.
    Continuação de um óptimo trabalho.
    Joel Correia

    ReplyDelete
  2. No concelho de Mira existem achados romanos. Tegulas.

    ReplyDelete

Print Friendly and PDF